Curso de Direito


Você esta com duvida sobre qual profissão escolher, e direito é um das sua opções vai dicar de como é curso e a profissão de um advogado.







O curso de Direito forma profissionais responsáveis por entender, interpretar e executar as leis contidas na constituição nacional.
O curso, que também pode ser chamado de Ciências Jurídicas e Sociais, tem duração de cinco anos e as disciplinas ministradas no curso são bastante teóricas, o que exige do aluno muita leitura, concentração e capacidade de analisar e associar ideias. Nos três primeiros anos é comum ter disciplinas como Sociologia, Ciência Política, Psicologia Jurídica, Português Jurídico, além das disciplinas de Direito (Romano, Civil, Penal, Constitucional, Econômico, do Trabalho, Administrativo, Processual, Tributário, Empresarial, Eleitoral, Internacional Público). No quarto e quinto anos, disciplinas mais práticas são introduzidas e os trabalhos práticos fazem os alunos atuarem como juízes e advogados em simulações de tribunais. Também é no quinto ano que os graduandos fazem uma pesquisa a respeito de algum tema, relacionado com uma área de interesse, e escrevem uma monografia seguindo algumas normas estabelecidas por cada instituição de ensino. Além da monografia, o aluno deverá fazer um estágio e só depois estará apto a receber o diploma.

O Brasil é o país que possui maior número de cursos de Direito, contabilizando, aproximadamente, 1200 cursos até o ano de 2011. Estima-se que estejam matriculados, do primeiro ao quinto ano, cerca de 650 mil estudantes.  Em média, 100 mil bacharéis se formam todo ano em Direito.






carreira de Direito

O profissional formado em Direito tem duas principais opções de carreira: a advocacia e a jurídica.


O termo advogado vem do latim “ad vocatus”, que significa “o que vem para defender”, ou, simplesmente, intercessor. Isso define bem o advogado, que hoje em dia tem uma atuação muito ampla, intercedendo em quase todas as áreas de relacionamentos humanos.  Por exemplo, um advogado pode escolher trabalhar na área de direito criminal e ser um advogado de defesa ou pode trabalhar com arbitragem internacional em um departamento jurídico de uma empresa multinacional.
As possíveis áreas de escolha são: arbitragem internacional, direito civil, direito administrativo, direito ambiental, direito comercial, direito da tecnologia da informação, direito do consumidor, direito contratual, direito de propriedade intelectual, direito penal ou criminal, direito trabalhista e previdenciário, direito tributário.

Já o profissional que pretende seguir a carreira jurídica pode escolher entre Advocacia Pública, Delegacia de Polícia, Magistratura ou Ministério Público. Ao escolher essas carreiras, o profissional deve atentar que só obterá o emprego por meio de concursos públicos muito concorridos. Para ser aprovado em determinados concursos, inclusive, alguns anos de experiência em advocacia são requisitos.
As vantagens de seguir a carreira jurídica são os salários fixos, e geralmente altos, o emprego estável e o expediente bem definido. Já o advogado tem uma carreira mais dinâmica e desafios a todo instante.



                                                  Videos sobre a profissão 









E ai sera mesmo direito sua profissão ?

Beijos
 

0 comentários:

Postar um comentário